Cobra Criada, 2019


Cobra Criada foi produzida depois de um período de trabalho na Amazônia brasileira. É uma instalação seriada de esculturas de parede feita de encadeamentos de fragmentos de correntes de motosserra, formando sílabas e frases e manchas tipográficas.

À distância, se vê um texto escrito na parede. Ao se aproximar, os fragmentos de motosserra se revelam. O texto e o desenho das manchas gráficas foram inspirados em documentos oficiais governamentais, com citações e parágrafos diagramados como uma página, intercalados com os desenhos da série “Se uma lâmina corta um olho, uma selva azul escorre dele”.

Junto ao título, a obra faz referência aos discursos das autoridades - influenciados por diversos setores econômicos como os agroindustriais - interessadas em explorar as florestas.
Estas palavras atingem a população esvaziadas de significado, ocultando uma agenda, assim como os dentes da motosserra enganam quem vê. Cobra Criada fala sobre os discursos que construíram a história do Brasil, geralmente distante dos fatos e de alguma forma gregária, mas que ocultam suas motivações e consequências.

A instalação foi feita no contexto de pesquisa sobre o desmatamento em várias viagens de trabalho em diferentes partes da Amazônia brasileira e ficou evidente o caráter ambíguo das infames motosserras. Na verdade, é uma ferramenta muito útil para a população, ao mesmo tempo que é usada por madeireiros ilegais. Este paradoxo me levou a pensar sobre a dissimulação das palavras e da autoridade.

Texto curatorial de Fabio Zucker ao fim da página.

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Snake in the grass, 2019
Part of the homonimous exhibition at Galeria Athena, Rio de Janeiro, 2019.

Developed after a period working in projects at brazilian amazona, Snake in the grass is a wall sculpture series composed by used chainsaw chains. Each link, fragment, teeth, shape and material simulate typographic characters.

The spectator looks at a wall text at distance, but approaching to the wall finds out to be the fragments of chainsaw. The text and the design formed is inspired by documents, quotes and paragraphs, resembling letters, and they intercalate with the flow-like images of the If a blade cuts an eye, a blue jungle drips from it drawings.

Along with the title, the work is a reference to government authorities’ speeches – that is composed by influence from various economic sectors like industrial farmers – and shaped by advertising and interested in exploiting forest violently.

These words reach the common citizen empty of meaning, hiding secret agendas, just like the teeth from the chainsaw mislead the viewer. It speaks directly about the speech that has built Brazil’s history, generally distant from the facts and somehow gregarious, but holds the sign of cut in a sense of its real consequences and motivations.

The work was rendered in the context of research about deforestation in several travels to work in different projects at Brazilian amazon and it stroke me the ambiguous character of the infamous chainsaws, that in fact are a very useful tool to local people, the same time it is used by illegal loggers. This paradox led me to think about the deception of words and authority.

Curatorial text by Fabio Zuker at the end of the page. ︎︎︎

fredfilippi@gmail.com